top of page
Curiosidades
Read more
​Tendências? O que é? Para que serve?

“Tendência”: significa tender para, ser atraído por algo que chamou a sua atenção.


É o ato de optar por algo, uma escolha entre várias alternativas, ou; uma vontade que se transforma em um comportamento com ou sem a devida consciência.

São mudanças de comportamento, de consumo, de padrão econômico ou mesmo de características físicas. Mais essas mudanças precisam aparecer na maioria das pessoas, sendo assim para mostra que é uma tendência que deu certo que agradou.

Exemplo “de tudo isso são as roupas, diariamente ouvimos falar ‘‘isto esta na moda” ou ‘’isso esta se usando’’ indiretamente isso são tendência, se um grande número de pessoas está usando certo tipo de roupa, modelo, estampa, corte caimento isto é uma tendência.

Primeiramente não precisa ser bonita, confortável ou agradável mais as pessoas são influenciadas a usarem, porque aquilo se tornou “moda”. Mais cuidado nem tudo que é tendência é moda.

São anos de antecedências todas as tendências são devidamente pesquisadas, analisadas, estudadas para saber se vão ou não darem certo.

Tendências de Moda



 

Tendências nada mais são do que previsões e especulações quanto ao uso de determinado fit, rapport, cor, tecido, estilos, estampas, manualidades, acessórios, aviamentos etc.

Mais estas previsões não são infundadas ou sem base. Elas são produto do ciclo da moda. São os resultados do ritmo contínuo deste mercado e reflexo do interesse social no mesmo.


As tendências são obtidas através de pesquisa de consumo, comunas de acordo, análise de valores sociais, de desejos particulares dos consumidores, de criações inovadores de estilistas, de releituras de quadros históricos, etc.



E podem consagrar e focar uma infinidade de coisas e valores: costumes e valores mídiatistas, consagração de ídolos e ícones, costumes étnicos, personagens, personalidades, cores e formas determinadas pelo sentido.

 

 

O objetivo do emprego de determinadas cores, texturas, formas etc nas roupas, levado por uma tendência é impressionar os sentidos, e educá-los a sentir as emoções impressas pelo conjunto. Daí o emprego de verdes ao falar de natureza, rosas ao exaltar carinho, fetiches aos vermelhos e carnais etc.

Estes são os recursos da moda para enfatizar o foco da tendência.
Em geral, a moda brasileira sobre maior influência dos países europeus e dos Estados Unidos uma vez que estes antecipam uma estação em relação a nossa.



Ou seja, a coleção primavera /verão que está sendo comercializada agora lá, serve de influência, referência e modelo para as criações da nossa próxima coleção primavera/verão. Como a moda brasileira passa por transformações atualmente (com uma maior valorização da criatividade e originalidade do produto nacional), uma fatia do mercado já se desprende deste compromisso com o legado internacional.



 Você sabe o que é estilo?



Estilo vai muito além da aparência. Não é só o que  você veste. É identidade. Ele vem de dentro para fora, reflete a sua história, a sua personalidade, a maneira como você vive, as escolhas que faz, as suas atitudes, o seu gosto. Tem a ver com autenticidade, com vestir aquilo que faz você se sentir bem, bonita, confortável, segura  e em sintonia com a pessoa que você é. Está em cada pequeno detalhe da sua vida: na roupa que você veste ( e em como você a veste), na maneira como se comporta, nos livros e revistas que lê, na decoração da sua casa (ou do seu quarto), nos lugares que frequenta,  nas viagens que faz ou sonha em fazer.



Enquanto a moda é algo que se compra e que muda a cada estação, o estilo não depende de dinheiro, não é passageiro e não pode ser copiado. Inspirar-se no estilo de alguém é interessante e útil quando se está em busca do próprio estilo ( significa que você se identificou com aquela pessoa por alguma razão); mas imitar o estilo alheio é correr o risco de passar uma imagem artificial, de alguém que você não é. Ter estilo é ser fiel a si mesma. Você tem características únicas, detalhes que são só seus, que fazem de você a pessoa especial que é e com um estilo próprio!

Você sabe qual é o se estilo?

 É preciso reconhecê-lo para se vestir de acordo com este e projetar sempre uma imagem positiva de si mesma. Uma pessoa não precisa necessariamente adotar um único estilo, afinal, não estamos sempre com o mesmo estado de espírito.
Descobrir o seu próprio estilo pessoal tem a ver com  a sua personalidade. Se você é mais reservada não irá sentir-se bem com uma roupa muito ousada ou conceitual.

Não adianta forçar, pois ficar à vontade dentro da roupa ajuda muito a manter a elegância. Tenha cuidado para não se rotular, pois ninguém é a mesma pessoa todo dia. Um dia você pode estar romântica e outro você pode precisar vestir-se mais clássica.

O segredo está nos detalhes que você irá adotar, por exemplo, se você é mais despojada e precisa se vestir de maneira clássica por causa do trabalho, procure peças que tenham cores mais alegres e recortes mais inusitados

. Mas não caia no clichê de fazer um desses testes para descobrir qual o seu estilo e ir às compras, pois depois você vai se deparar com um guarda-roupa muito previsível, sem novidades. Permita-se experimentar, pois é você quem tem que decidir que roupas vai usar, claro sempre com muito bom senso.
Tire tempo para vasculhar suas roupas, olhe-se bastante no espelho, pense no que você realmente gosta e no que não gosta, reflita sobre quais atividades você mais gosta de fazer, quais lugares vai com mais frequência

.Faça-se perguntas: “que cores mais gosto?”, “que tecidos e modelagens  me deixam mais à vontade?”,  ”com qual personagem eu mais me identifico?”.

Se você um tempinho para esse simples exercício conseguirá descobrir muito de si própria e descartar muitas coisas de que não gosta.
Não existe fórmula mágica, o seu estilo reflete quem você é, e você é única, não pode se encaixar em um simples rótulo. Assim será mais fácil escolher as peças que farão parte do seu guarda-roupa.
“A moda sai de moda, o estilo jamais” (Chanel)

 

A imagem pessoal é um poderoso meio de comunicação com o mundo! A sua imagem é a primeira impressão que é passada para as pessoas, antes mesmo de você se expressar com gestos e palavras.

1. A primeira impressão é feita em cerca de 30 segundos;
2. O julgamento das pessoas se dá: 55% pela imagem; 38% pela postura e expressões faciais, corporais e tom de voz; 7% pelo discurso da pessoa.

Resumindo, está comprovado que uma imagem vale mais do que mil palavras!
Chanel disse “Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco – mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino”.
Inspirador, não? Mas para se arrumar, é preciso saber algumas coisinhas e a mais importante delas é conhecer o seu estilo.

Your details were sent successfully!

bottom of page